quinta-feira, 8 de março de 2012

Maria Maria


Que bonitinhos todos esses posts Parabenizando a mulher pelo seu dia! Acho muito legal termos um dia para comemorar...

E principalmente, lembrar não apenas das nossas lutas diárias pois depois que “conseguimos a igualdade” com os homens, mantivemos as outras mesmas responsabilidades de sempre. Então, ser mulher apenas não basta... Temos que ser Super Mulheres... Todos os dias!

Lembrar também das outras tantas mulheres que lutaram pelo direito de liberdade que hoje usufruímos...  E pensar naquelas que ainda por razões religiosas ou sociais estão longe de viver sem ser subjugada por seus maridos, pais ou irmãos.

É estranho pensar em todas essas mudanças sociais que aconteceram ao olhar pro ocidente ao longo do século XX... Passamos a votar, a usar calças, a andar desacompanhas sem sermos julgadas, a ter o direito de escolha.. ter ou não um bebê! Uhull...
Não que antes na história já não houvessem mulheres independes e “à frente de seu tempo”, mas antes, elas tinham que ser ainda mais fortes para encarar a vida de frente sem se preocupar com os preconceitos de uma sociedade extremamente machista...

Hoje ainda temos o reflexo dessa criação em que os homens têm privilégios que nós mulheres “jamais” alcançaremos!
Na verdade, acredito que muito tenha mudado... mas ainda há uma parcela da sociedade que permanece hipócrita perante alguns assuntos, fazem um discurso liberal, mas quando é para agir... Continuam com a mesma cabeça repleta de assuntos e questões comezinhas como as da época da minha bisavó!

E quando falo em preconceito contra a mulher, muitas mulheres mantêm uma postura até mais preconceituosa que alguns homens.

Essas “modernosas” ficam “chocadas” perante algumas atitudes que outras mulheres “não” deveriam ter, pois assim aprenderam com a mãe...
Essas mesmas mulheres que dizem estar feliz com a liberdade, são as mesmas que antes mesmo dos homens apontam seus dedos, com unhas pintadas de esmaltes coloridos, umas contra as outras... Pontuando comportamentos que a sociedade não aprova.

Pois a verdade é que, por mais hoje tenhamos muito mais liberdade e mídia diga e repita isso diariamente, nós ainda somos criadas sob os mesmos moldes da vovó... A sociedade ainda quer que sejamos  boas mães, esposas e irmãs... obedientes e cientes do nosso papel em respeitar os valores sociais da família! Prezando sempre a moral e os bons costumes... Isso claro, sem esquecer o nosso novo papel na sociedade que é o de mulher livre, independente, segura e que encara qualquer homem de frente no mercado de trabalho... A tal da “igualdade” é tanta que o tal do cavalheirismo sai de moda faz tempo... Ufa! Não é para menos que temos um dia pra comemorar tudo isso...

Fico pensando como será daqui a uma década... Será terá mudado alguma coisa? Espero que sim, mas eu sou uma entusiasta! Porém, infelizmente, o que percebo é que esse mundo mesmo em constante metamorfose não mudou tanto assim, né?!

De qualquer forma, com tudo isso, não posso negar que amo o jeito que me permitem viver hoje. Tenho acesso a tantas coisas que minha vovózinha não teve... Obrigada Deus por me permitir ser mulher! Pois como diria Caetano “Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é...”.

Então, é isso:  Parabéns a todas mulheres do mundo pelo o dom de ser mulher...!



Beijos a todos...